Título - José Roberto

Não é raro acompanharmos notícias de pessoas que usam garrafas pet, de vidro, embalagens de ovo e outros resíduos sólidos para fazer arte. Essa iniciativa que é sempre louvável do ponto de vista da consciência ambiental, nem sempre resulta em peças esteticamente vigorosos. Entretanto, quem se depara com o trabalho criterioso do artesão José Roberto, se surpreende com a qualidade e a beleza dos copos. Confira abaixo, uma entrevista onde ele conta mais detalhes do trabalho e da sua preocupação com as questões ambientais.

1) Quando você iniciou esse tipo de trabalho?

Há aproximadamente um ano e meio (início de 2015), eu comecei a fabricar copos a partir de garrafas recicladas.

2) De onde surgiu a ideia?

A ideia de reutilizar surgiu um pouco antes, há uns dois anos (meados de 2014). Eu vi uma garrafa muito bonita e decidi que seria um “pecado” jogá-la fora. Guardei e, algum tempo depois, a utilizei para fazer um copo.

3) Como é o processo de receber uma garrafa até ela se tornar um produto final? Quanto tempo leva para ser feito?

Apesar da transformação ser muito artesanal, ela é feita em processos de trabalho para aumento da produtividade: as garrafas são separadas pela Seiva Coleta; buscamos; fazemos a primeira higienização e organizamos em lotes separados por marca; fazemos a marcação das garrafas e, em seguida, cortamos; fazemos o desbaste bruto e, em seguida, damos o acabamento final; a partir de então os copos são lavados e armazenados em caixas que são encaminhadas aos revendedores. O tempo para a produção de um único copo gira em torno de 15 a 20 minutos.

4) A questão ambiental é um motivador na realização do seu trabalho?

A questão ambiental é um fator de muita importância para a nossa produção. Para se ter uma ideia, os bicos das garrafas, que ainda não possuem destinação nas nossas produções, são armazenados (não todos, por falta de espaço) para utilização em produtos que sequer foram desenvolvidos. A reutilização e a otimização do consumo são, sem dúvida, o caminho para o futuro.

5) Qual a importância da Seiva Coleta para o seu trabalho?

A Seiva Coleta é a principal parceira do Copo Cervejeiro, propiciando todo o material necessário à transformação com agilidade e profissionalismo.

Se interessou? Caso queira conhecer mais desse trabalho magnífico, confira os canais de comunicação abaixo:

José Roberto

zelanna1@hotmail.com

31 99674-0047

https://www.facebook.com/copocervejeiro

Post 26 - Seiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *