titulo-seiva-coleta-e-mineirao

Na última terça-feira, dia 22 de setembro, aconteceu no Mineirão, o lançamento de um projeto sobre a importância da arborização que, dentre outras ações, envolveu a distribuição de uma cartilha explicando todo o processo de plantio de quase 12 mil árvores na época das obras de reforma do estádio.

O evento integrou o programa Gigante pela Natureza e Museu Brasileiro do Futebol e envolveu funcionários do Mineirão e público externo. E claro, que se o assunto é Sustentabilidade, a Seiva Coleta não poderia ficar de fora. A ocasião foi aproveitada para que fossem distribuídas sementes da Crotalária Breviflora (planta que atrai libélulas que se alimentam das larvas do mosquito Aedes Aegypti), em estratégia de marketing idealizda pela Seiva e executada pela agência de comunicação Alltype Publicidade e Marketing.

O evento marcou o início de uma parceria que será consolidada nos próximos dias entre o Mineirão e a Seiva Coleta. Confira abaixo, a entrevista concedida pela Analista Ambiental, Bárbara Freitas, uma das responsáveis pelo projeto Gigante pela Natureza sobre o projeto.

O que é o projeto Gigante Pela Natureza?

O GIGANTE PELA NATUREZA é um projeto desenvolvido no Mineirão que realiza um trabalho de conscientização e participação da sociedade em questões de sustentabilidade, por meio das maiores paixões do brasileiro: a música, a família, o entretenimento e o futebol. O primeiro passo para cumprir com o objetivo do projeto foi a celebração de uma parceria com a Asmare, uma das maiores associações de catadores de materiais recicláveis do país. Desta forma, toda a responsabilidade sobre o ciclo de vida de um produto é compartilhada entre os setores público, privado e sociedade, promovendo a inclusão social dos catadores diretamente envolvidos. Além da responsabilidade em relação aos resíduos gerados no estádio, reutilizamos a água da chuva para a irrigação do gramado e em bacias e mictórios e utilizamos energia limpa e renovável, por meio da implantação de usina solar fotovoltaica instalada na cobertura do estádio

Por que o Mineirão, sendo um estádio de futebol, tem como uma das prioridades, a preocupação com o meio ambiente?

A questão ambiental deve ser tratada de forma responsável. Somos uma empresa que vai além do simples atendimento das obrigações legais. Nos preocupamos em identificar gargalos e implantar melhorias em nossa operação, pois isto impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Queremos impactar positivamente o meio que nos cerca, contribuindo para um meio ambiente de qualidade para todos. Somos o único estádio do país a receber o selo Platinum do LEED e recentemente aderimos ao Pacto Global, da ONU, que demonstra nosso compromisso com o meio ambiente.

Qual imagem vocês pretendem passar ao público com esse tipo de prática?

Queremos mais do que passar uma imagem ao público. Nosso objetivo é sensibilizar os frequentadores do Estádio que é possível minimizar impactos com a adoção de práticas simples, como a reciclagem de lixo, por exemplo.

Quais as expectativas com a parceria entre o Mineirão e a Seiva Coleta para a reciclagem do vidro?

São as melhores possíveis! Até então, destinávamos todo o vidro gerado para o aterro sanitário, por falta de empresas licenciadas em Belo Horizonte e região para o recebimento de vidro. Com esta parceria, contribuiremos para o aumento da vida útil do aterro e atenderemos às premissas da Lei n° 12.305/2010, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

mineirao-2 mineirao-1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *